Watchmen ESTRÉIA NO BRASIL

clip_image001

Um decreto deveria ser baixado agora, a partir de hoje, 6 de março de 2009, todos e qualquer filmes baseados em qualquer adaptação de uma HQ devem ser dirigidos por Zack Snyder.

Watchmen é espetacular, é a melhor adaptação de uma HQ no cinema, Zack Snyder conseguiu adaptar o que muitos diziam ser inadaptável. Eu fui para o cinema assistir Watchmen esperando muita coisa, esperando efeitos especiais espetaculares, cenários incríveis, atuações fantásticas e fidelidade a história original. Quando o filme acabou e eu me levantei da poltrona, sai pensando: “É assim que toda adaptação de uma história em quadrinhos deveria ser feita”.

Ao contrário do que um ou outro nerd pode dizer, Watchmen é sim fiel e muito ao original. Como Zack Snyder já havia mostrado em 300 ele sabe como manter o que é importante na história, dar o seu toque ao filme, mas não fazer alterações absurdas com o que todo mundo já conhece.

O filme, conta a história de um grupo de heróis em 1985, que são obrigados a esconder suas identidades verdadeiras e se aposentarem como heróis, devido há uma lei que proíbe justiceiros mascarados de agirem. Ainda assim alguns trabalham para o governo e alguns trabalham secretamente fugindo da policia.

A trama se desenrola quando um desses heróis, o Comediante, é assassinado e Rorschach um dos justiceiros foragidos, investiga o crime e descobre um plano para matar todos os encapuzados.

O filme é baseado em uma HQ de 1985, escrita por Alan Moore, o mesmo de V de Vingança e A Liga Extraordinária. Watchmen é considera uma das, senão a melhor HQ de todos os tempos.

Quem não conhece a história, com certeza vai gostar do filme, porém pode achar ele um pouco estranho em alguns momentos por abordar assuntos que normalmente você não veria em uma história de super-heróis.

Mas a diversão é mesmo para quem já conhece a HQ e esperava há mais de vinte anos por um filme. Zack Snyder foi fiel na medida exata, ele não transferiu simplesmente os cenários e os diálogos da HQ para o cinema, mas trousse a história original com o seu toque e o seu estilo que em momento nenhum ofuscam o brilho da história original.

Eu não vou cansar de falar que Snyder respeitou demais o original, provavelmente vai demorar muito para ver isso de novo no cinema, talvez só quando Zack adaptar outra HQ.

Vale também lembrar o trabalho incrível dos atores, principalmente de Jeffrey Dean Morgan como Comediante, atuação espetacular. O ator realmente encarnou o personagem e é difícil você não simpatizar em algum momento do filme com ele, mesmo o cara sendo “praticamente um nazista”

E Jackie Earle Haley como Rorschach, nos poucos momentos que ele aparece sem a máscara, ele consegue transmitir toda a demência que se passa na cabeça do personagem mais “sangue-nos-óio” de Watchmen.

Algumas coisas do original não apareceram, como por exemplo, Os Contos do Cargueiro Negro, ele vai virar uma animação em DVD que deve ser vendida nos próximos dias. Alguns diálogos tiveram seus personagens trocados, mas não é nada problemático, as cenas de sexo e o sangue no filme, são bem mais explícitos do que na HQ e bota explicito nisso, se você tem sonhos eróticos com a Espectral 2 você vai adorar a cena da nave.

A trilha sonora é um show aparte, com sucessos que incluem Jimi Hendrix e casam perfeitamente com o clima do filme, às vezes dramático, às vezes romântico e às vezes até engraçado.

Mas o que deve ser o maior ponto de discórdia entre os fãs de Watchmen é o final, ele não é o mesmo do original, ou melhor, ele não é apresentado da mesma forma. Isso quer dizer que, a pessoa responsável ainda é a mesma, os motivos são os mesmos, mas a forma de executar é diferente.

Eu acho que Snyder poderia “ousar” mostrando o mesmo final da HQ, mas eu acho que ele não queria duas coisas, primeiro: ser previsível. Segundo: o final da HQ pareceria meio absurdo no cinema e poderia acabar rendendo risadas ao invés de sustos.

Finalizando, Watchmen é “o” filme que você tem que ver. Se você não conhece o original, vai querem conhecer depois. Esse é o filme de heróis diferente de tudo que você já viu.

Se você já conhece a história, então você tem obrigação em dobro de assistir. Eu duvido que exista uma adaptação mais fiel de qualquer coisa assim no cinema. E apesar dos fãs mais xiitas encontrarem um defeito aqui ou ali, duvido que quem já conhece não goste do filme depois de assistir.

Até Alan Moore que é uma tia velha e chata e se recusou mais uma vez de ter seu nome estampado nos créditos, mas mesmo assim vendeu os direitos, vai gostar de Watchmen.

PS: Eu gostaria de escrever muito mais e falar muito mais sobre todos os detalhes do filme, mas para não deixar esse um review chato e gigantesco e principalmente, não estragar as surpresas do filme eu vou ficar por aqui, mas lembre-se, vá ver Watchmen.

A espera valeu apena!

Watchmen - O Filme

Direção: Zack Snyder

Roteiro: David Hayter, Alex Tse

Elenco: Patrick Wilson, Jackie Earle Haley, Matthew Goode, Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan, Malin Akerman, Carla Gugino, Stephen McHattie, Matt Frewer

ESTRÉIA DIA 6 DE MARÇO DE 2009 NO BRASIL

Estou lendo: Watchmen ESTRÉIA NO BRASILEnviar para o Twitter

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários: